Raymond Usseglio Les Claux 2012

Código: 7NWGGBDSZ Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Raymon Usseglio Les Claux Cothes Du Rhone 2012

 Tinto   França

Essa apelação conta com cerca de dez mil produtores que elaboram aproximadamente 300 milhões de garrafas anualmente. A uva predominante é a Grenache, seguida pela Syrah, pela Mouvedre e pela Cinsaut. Um clima mediterrâneo faz do Vale do Rhône Sul uma das mais quentes e ensolaradas regiões produtoras de vinhos da França. A maioria dos produtores utiliza técnicas de vinificação simples e elabora vinhos simples e ligeiros, rapidamente comercializados. São as bebidas frequentemente servidas “em taças” nos bares e nos bistrôs de Paris.

Entretanto, os produtores mais ambiciosos utilizam técnicas de vinificação e envelhecimento mais cuidadosas para fazerem vinhos mais estruturados, com uma longevidade maior. Os bons produtores dessa apelação elaboram vinhos que apresentam uma das melhores relações custo-benefício da França. Os mesmos cuidados com que a Domaine Raymond Usseglio produz seus Chateauneuf du Pape são utilizados para a feitura desse vinho. Elaborado com 60% de uva Grenache, 20% Syrah e 20% Mouvedre, provenientes de um mesmo vinhedo da fenomenal safra de 2012 no Vale do Rhône Sul. Apresenta uma coloração vermelho-rubi profunda, com aromas de frutas negras e especiarias.

 

Na boca, o volume é prazeroso, complexo e longo, com notas de anis e carne grelhada. A ser degustado na sua juventude. O escritor, jornalista e premiado blogueiro de vinhos Isaac James Baker concedeu-lhe 90 pontos, e o crítico Robert Parker, 88, o que significa estar muito acima da média e ser categoria “muito bom vinho”. Apresenta boa persistência graças ao seu alto teor de uva Grenache e é premiado no Guide Hachette des Vins com uma estrela.

 

Curiosidade

Os vinhedos podem produzir uvas por mais de 120 anos, sendo que, após 20 anos de idade, um vinhedo começa a produzir menor quantidade de uvas, mais concentradas em sabor e intensidade. A vinha mais antiga e ainda produtiva do mundo encontra-se na Eslovênia, produzindo desde o século XVII. Não há uma legislação específica para a designação “old vine” ou ” vieilles vignes”, como chamam os franceses. Em geral, quando um vinhedo tem entre 30 e 40 anos, o produtor utiliza essa denominação.

Tempo de guarda

4 a 6 anos.

 Teor alcoólico

14% vol.

 Temperatura de serviço

18 graus.

 Região

Vale do Rhone

 Harmonização

Harmoniza bem com carnes grelhadas de boi, porco e cordeiro. Pratos de carne com molho de mostarda, cassoulet, espaguete à carbonara. Receitas à base de carne de pato nas suas diversas versões, como magret de canard e pato assado, também harmonizam com esse tinto. Queijos de massa mole, como brie e camembert, e os de massa semidura, como queijo de minas curado, emmenthal e gruyere, também combinam com esse vinho.

 Uvas

Grenache

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagar.me V2
  • PagSeguro
Selos

Vinhos do Comendador Ltda - CNPJ: 22.578.246/0001-88 © Todos os direitos reservados. 2021